quarta-feira, 4 de maio de 2011

21 dias sem reclamar

O desafio surgiu de um artigo que um colega de trabalho comentou comigo.

Resumindo em uma frase: "Você deve passar 21 dias sem reclamar de absolutamente nada".

Eu estou animado com o desafio. Talvez seja somente porque na noite passada consegui dormir mais do que nos últimos 5 dias, mas não quero pensar sobre isso.

Já estou sentindo alguns benefícios, que podem muito bem vir de outra fonte, mas também não quero devanear sobre.

O fato é que o desafio propõe algo que não é o objetivo. Isso fica bem claro nas primeiras horas após assumir o compromisso de abandonar as reclamações. O benefício maior não é parar de reclamar, mas sim uma mudança de atitude.

Diante de um problema ou de uma situação desagradável você tem duas opções: Pode fazer algo pra mudar ou pode reclamar. Privado da segunda opção, não restam muitas escolhas.

Pensei em guardar o desafio pra mim mesmo. Não contar pra ninguém que estou me submetendo a essa provação. Mas num minuto percebi que isso seria trapacear. É preciso dizer pra todo mundo que você está com essa nova meta. Assim as pessoas tem liberdade para testar a sua força de vontade, seja te irritando ou whatever.

Eu sequer completei o primeiro dia, mas estou levando negócio a sério. Vejo que os dias que estão por vir podem ter uma porção de pequenos feitos e que posso acabar passando também, de tabela, 21 dias sem procrastinar. Por exemplo: esse é apenas o segundo post que consigo escrever de uma vez só, sem deixar para depois. Agora mesmo estou no trabalho e tenho certeza que pelo menos um dos meus chefes vai ler isso. Contudo não me sinto nem um pouco culpado. Acho que a empresa onde trabalho vai ser uma das beneficiadas dessa tentativa de mudança.

Antes de ir, somente mais uma coisa: A única estratégia que defini para os dias seguintes foi ter, novamente, uma hora para dormir e acordar. O poder de uma noite bem dormida é subestimado pela grande maioria das pessoas do mundo. Eu o conheço e quero de volta os seus benefícios.

Agora tenho que ir. Há uma lista de tarefas que me espera.

2 comentários:

Marcelo Zurita disse...

Eu não vou reclamar do teu post em horário de trabalho...

Marcelo Zurita disse...

Por sinal, dou a maior força. Acho que essa é uma postura muito mais positiva e engrandecedora para você e para as pessoas a sua volta. Boa sorte!