domingo, 3 de julho de 2011

Humildade

Uma vez perguntaram pra Cauby Peixoto:
-Quais os dois melhores cantores do Brasil?
Ele pensou um pouco e respondeu:
-O outro é Emílio Santiago.

A maioria das pessoas procura desesperadamente uma razão pra existir. De vez em quando também caio nessa, penso que ter consciência e não usá-la pra algo útil é muita ingratidão. Mas aí vem o universo. Minúsculo como sou, não posso ser responsável por nada. A insignificância me conforta. Se você sente algo ao menos semelhante a isso, vai gostar do video abaixo:



Desse texto de Sagan a minha parte favorita é "There is perhaps no better demonstration of the folly of human conceits than this distant image of our tiny world", que ficou melhor, julgo eu, na tradução que não sei quem fez: "Talvez não haja melhor demonstração da tolice das vaidades humanas do que essa imagem distante de nosso pequeno mundo."

Mas você pode não estar convencido e achar o universo um assunto pouco interessante. Então veja agora um video mais específico, falando sobre a ilustre pessoa que é você. Talvez você nunca tenha parado pra pensar em quem é, mas Mário Sérgio Cortella já o fez e ele responde aqui a grande questão: "Quem és tu?"




Desse texto a minha parte favorita é:

Tem gente que pensa que deus fez tudo isso somente pra nós existirmos aqui. Esse que é um deus inteligente! Entende da relação custo/benefício. Ele faz bilhões de estrelas, galáxias, só pra nós existirmos aqui.

Tem gente que acha coisa pior. Acha que deus fez tudo isso só pra essa pessoa existir ali. Com o dinheiro que ela carrega, o sotaque que ela usa, a religião que ela pratica, com o cargo que ela tem dentro do banco ou da universidade, com a cor da pele que ela tem.

Recapitulando: Tu és um indivíduo entre outros 6 bilhões e 400 milhões de indivíduos compondo uma espécie entre outras 3 milhões de espécies já classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre outras 100 bilhões de estrelas, compondo uma única galáxia entre outros 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

De forma sucinta: Um vice-treco do sub-troço.

Créditos:
-Quem me contou a anedota que abre o post foi @PatrickOnofre;
-Alan Vital já havia me falado sobre Cortella há pouco mais que um ano, mas foi @Raninho quem me mandou o link do segundo video.

Um comentário:

Ovídio Maribondo disse...

Boni,

Não sei se o pior seria procurar uma razão para existir, ou se achar melhor e mais importante que os outros.