terça-feira, 27 de setembro de 2011

O fascínio pelos estranhos


Desde criança sou curioso. Um dos meus tios era professor de matemática e certo dia o encontrei corrigindo provas. Ele dava aulas a uma turma um ano à frente da minha. Numa das provas vi que um número menor "flutuava" perto de outro. Perguntei o que era. Foi assim que aprendi potenciação antes de ver na escola.

Com o tempo minha curiosidade foi crescendo, invadindo outras áreas de conhecimento e ganhando novos interesses. Hoje, uma das coisas que mais me fascina é gente. É comum estar num ambiente onde passam muitas pessoas e me perder em pensamentos tentando imaginar quem são, do que gostam, o que fazem, o que interessa a esses estranhos. Do que riem? Quais são seus hobbies? O que os deixa deslumbrados?

Gosto de imaginar que essas pessoas moram em casas bonitas, tem bons empregos e dão muitas risadas com os amigos. Eu prefiro fantasiar a arriscar uma conversa e descobrir a verdade. Afinal, na condição de Homo Sapiens, é muito pouco provável que eles estejam satisfeitos.

Tem gente que vê e trata os desconhecidos de forma diferente. Há alguns dias Vivi me mostrou um post sobre uma exposição de um maluco que sofre desse mesmo mal que eu. Só que o problema dele está em outro nível. Ele costuma abordar as pessoas, conversar um pouco com elas e ao final do encontro pedir pra tirar uma foto delas. Brilhante! Eu, sinceramente, não sei como reagiria se alguém me abordasse na rua perguntando sobre quem sou eu e pedindo pra tirar uma foto minha. Mesmo assim deve ser extasiante para o fotógrafo receber uma resposta positiva numa dessas tentativas.

Um outra ideia interessante (essa foi Yuri que me mostrou) é a de um cara que saiu nas ruas de Nova Iorque perguntando "Que música você está ouvindo?" a pessoas com fones de ouvido. Os resultados você pode ver aqui.

Muito bom saber que existem por aí pessoas curiosas pelas mesmas coisas que eu. Fico me perguntando o que vou fazer quando tiver a coragem que eles tem.

6 comentários:

Thiago P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago P. disse...

Eu acho isso fantástico em vc e tbm tenho vontade de ser da mesma forma. Mas, por ser Brasil o país que é, eu tenho um receio gigantesco das pessoas darem um toco simplesmente pelo fato de eu poder ser um assaltante ou um sequestrador tentando obter informações pra fazer algum mal. Isso é um saco! Mundo malvado que faz a gente deixar de ser o que é (ou o que quer ser...).
Tenho um video legal pra vc ver, não sei se vc já viu esse, mas é o cúmulo do fantástico:

http://vimeo.com/28878406

Talvez quando estivermos em um país mais seguro, a gente possa fazer isso com certeza de sermos recebidos de forma mais cordial...

Hasta!

PROJETO LEITURA NAS RUAS disse...

Entra depois no blog www.lendo.org, lá tem um post para relacionar 200 blogs literários. Coloca o teu.

Os literatas disse...

Acho que essa curiosidade é o primeiro sinal de inconformidade diante da indiferença e distanciamento que atualmente é tão comum. É legal divagar em relação aos transeuntes, cada um leva uma expressão, um andar, um jeito que pode denunciar suas histórias, só é necessário um olhar mais atento para perceber.

O vídeo sobre as musicas é interessantíssimo!

Ótima postagem!

=*

MAGNÓLIA RAMOS

Ovídio Maribondo disse...

As pessoas sempre me fascinaram e me interessaram, muito mais do que pedras, plantas e bichos.

Agora só preciso descobrir como lidar direito com essas criaturas fascinantes! :D

Alan Vital disse...

Segundo tava sentindo falta dos seus textos, sempre entro pra ver ser vc postou algo novo, gosto muito deles.
Abraços!!!