domingo, 12 de dezembro de 2010

Penguin Cafe Orchestra

Penguin Cafe Orchestra é uma daquelas bandas que você já escutou, mas da qual nunca ouviu falar.

O primeiro contato que tive com ela foi em 2006. "Music For A Found Harmonium" é nome da música que toca ao fundo do brilhante "Dance, monkeys, dance!", que você já cansou de ver, mas também não prestou atenção na trilha sonora. O texto e as imagens são muito bons, o que justifica a falta de cérebro disponível pra perceber que o som também é.



Eles tem uma sonoridade bastante incomum, coisa que à primeira vista(?) pode não ter apelo suficiente para despertar a vontade de ouvir mais. Também não dá pra ficar indiferente às capas dos álbuns. Eu, pessoalmente, as considero estilosas e muito coerentes com o nome da banda.

Music from the Penguin Cafe:


Penguin Cafe Orchestra:


Broadcasting from Home:


Signs of Life:


O fato é que a música desse pessoal atraiu outras pessoas também com projetos inusitados. A segunda vez que ouvi algo deles foi em Mary & Max, um fime descrito no IMDB como "A tale of friendship between two unlikely pen pals: Mary, a lonely, eight-year-old girl living in the suburbs of Melbourne, and Max, a forty-four-year old, severely obese man living in New York."



A música do trailer acima chama-se "Perpetuum Mobile".

Napoleon Dynamite, ou Napoleão Dinamite, não é um filme que eu recomendaria pra qualquer um. É um drama com personagens ridículos, na maioria do tempo em situações absurdas. A trilha inclui Backstreet Boys, Cindy Lauper, Alphaville (sim, é Forever Young), The White Stripes e "Music For A Found Harmonium" do Cafe Penguin Orchestra.

OK. Música repetida, nenhuma novidade. É verdade, mas esse foi um degrau a mais na escada do bizarro que ainda não chegou no seu auge. Se tiver coragem de ver o trailer, olha aqui:



No artigo da Wikipedia dedicado à banda, encontrei uma lista de filmes onde aparecem músicas dela. Depois de escolher o primeiro filme, aleatoriamente, olha com o que me deparo:

Atenção: Se você tem menos de 16 ou está no trabalho, não veja. Acho que vale a pena esclarecer que, ao contrário dos outros, esse filme eu não vi.



Mas, pra finalizar, se você acha que esse post vale mais que dois centavos, pare o que está fazendo agora e dedique quatro minutos à essa música, sem tarefas em paralelo. Rosasolis:



Espero que tenham gostado.

Um comentário:

Ovídio Maribondo disse...

Boni,

Valeu pela coletânea. Eu fiquei feliz de saber que essas músicas não existem somente em alguns filmes!

Obrigado.