quinta-feira, 5 de maio de 2011

1 dia (quase) sem reclamar

Quantos erros podem ter ensinar uma lição já no primeiro dia?

É um retorno bem rápido e quase nada tem o tempo de resposta tão curto.

Ontem, como vocês sabem, comecei o desafio dos 21 dias sem reclamar. Falhei, mas não me sinto derrotado ou fracassado. Hoje comecei novamente. Quero compartilhar um pouco do que pude observar nesse minha experiência (quase) livre de reclamações.

Estive na maior parte do tempo alerta para poder controlar o que dizer. É natural que seja assim, pois estou tentando mudar um comportamento que está enraizado na minha personalidade há muito. Com o passar dos dias reclamar menos vai se tornar mais natural e vou precisar de menos esforço pra isso.

Porém as lições, como era de se esperar, vem dos erros e não dos acertos. É fácil perceber as reclamações que você está prester a fazer e que consegue segurar e guardar para si. O problema está em detectar as que estão no "piloto automático", as que você fala e não percebe. Ontem me peguei deixando escapar quatros dessas.

A primeira foi quanto à conexão com a internet. Foi só a ocorrer a primeira intermitência que, inutilmente, me queixei dela.

A segunda me veio num momento em que olhei pro relógio, vi que era cedo e lembrei que era quarta. "Puta merda. Quarta. Ainda?", me escapou e em seguida me veio a consciência do que havia dito. Contador zerado.

Desdizendo o que eu disse antes: Na verdade as lições não vem dos erros, mas sim dessa consciência que vem no instante seguinte. Sem ela, os erros são inúteis.

Vocês não acham irritante aquela pessoa que, ao passar vinte segundos sem resposta no IM, já manda outra mensagem do tipo "oi?", "você tá aí?","responde!"? Eu acho. Foi ao ler uma dessas que cometi o terceiro erro. Sequer falei. Soltei um grunhido, um barulho entredentes, mas foi entendido pelas sentinelas do trabalho que tratava-se de uma reclamação.

A quarta e última história é curiosa. Num certo momento levantei pra tomar água e por acaso vi "RestartPraSempre" nos Trending Topics. Mandei um PQP! Um segundo depois eu já estava me autoflagelando mentalmente. Foi nesse instante que descobri que reclamar pra mim é quase um reflexo. E exatamente esse o ponto crucial a trabalhar.

Como disse ontem, a questão não é simplesmente parar de reclamar, mas sim mudar de atitude diante das situações desagradáveis que sugem no dia-a-dia.

2 comentários:

Ovídio Maribondo disse...

Boni,

Toda mudança de comportamento é trabalhosa, e se torna ainda mais árdua com os agravantes de você estar se despedindo da juventude (isso no entendimento mais prolongado dela, porque no meu entendimento você já passou dela) e desse comportamento específico estava tão enraizado e presente.

Bom saber que sua reflexão está funcionando, e principalmente que você está atento ao feedback que os outros lhe dão. É uma cegueira fatal passar a escutar somente a NOSSA avaliação sobre nós mesmos. :)

Pelo que você tem se proposto e se esforçado, eu acho que conseguirá atingir essa meta. Tou falando da meta de verdade, de mudar a forma de enfrentar o mundo, e não a que conta os dias.

Falando de negócios: a aposta ainda tá valendo, com as duas consequências? Você vai querer um período de aquecimento, antes de começar a contar pra valer?

E antes que você pense nisso, a aposta é pra aquela meta dos dias, espertinho.

Independente da aposta, boa caminhada nesse novo percurso.

Abraços,
Ovídio

PS: Foi bom esse segundo post, que meu comentário ficou acumulado e deve ter batido algum recorde de comprimento.

Ale Costa disse...

Parabéns pelo blog e pela postagem.
Abraços,
Ale.