quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ponto de exclamação

Li um anúncio que dizia: "Faça seu evento com qualidade internacional!!!". Ele entrou pelos meus olhos, passou pelos cones, bastonetes e finalmente chegou ao meu cérebro como: "Faça seu evento com imbecis."

Explico. Eu sou fresco com gramática, ortografia, acentuação e pontuação. E pontos de exclamação tem um impacto todo especial no que leio. Se não sabe usar é burro. Ponto final.

Há uma ótima definição de ponto de exclamação na Wikipedia: "Um sinal de pontuação que tem natureza eminentemente literária, e deve ser usado em textos jornalísticos parcimoniosamente. Enfatiza as seguintes emoções: surpresa, espanto, arrebatamento, entusiasmo, cólera, dor."

Por exemplo:

"Surpresa." é algo que se diz com essa cara:


"Surpresa!" se diz com essa:


A voz de quem usa duas exclamações, seja em qual for a frase, é "ouvida" num volume incômodo. Com três é quase um daqueles carrinhos de som que vendem CD pirata. Com quatro é o mesmo que gritar ao pé do ouvido usando um megafone. Com cinco já é uma impressão visual. Eu posso ver os fogos de artifício escrevendo no céu a frase que precede o "!!!!!". A minha escala não vai além de cinco exclamações. Qualquer coisa maior que isso pode facilmente comprometer a harmonia dos movimentos da terra, tirá-la da órbita e antecipar o apocalipse.

Então sempre que estiver usando um programa de instant messaging lembre-se que existe uma lei (Lei de Bonifacio?) que afirma existir uma relação entre a quantidade de exclamações no fim de uma frase e a quantidade de neurônios de quem a escreveu. Lembre também que é uma relação de proporcionalidade inversa: onde aumentam os sinais de pontuação, diminuem os neurônios.

Tudo isso me faz ter saudade dos tempos em que o mundo acabaria com bombas atômicas, invasões alienígenas, meteoros gigantes e não com idiotas armados com um computador e uma conexão à internet.


PS: Elézio, que aparece na primeira imagem, é um personagem do mundo canibal.
A segunda imagem eu copiei daqui: http://joelsantana13.blogspot.com/2010/08/um-silencio-de-morte.html

Nenhum comentário: